A criação dos Números a partir do Nada.

Como Pitágoras citava tudo é número, construir os números a partir do Nada é construir o tudo a partir do nada.

O conceito de número está diretamente ligado ao de conjunto. Os números Naturais IN e o Zero (que não é nada natural) podem ser construídos a partir dos conjuntos.

O verbete do dicionário Aurélio, onde diz que número é o conjunto de conjuntos equivalentes a um conjunto dado,  nos ajudará a construção dos números.

A construção dos números será feita  a partir do zero, do nada ou  do conjunto vazio.

Apesar de altamente difundidas pelo senso comum o zero e o nada são  entes abstratos que surgiram a partir de uma observação filosófica e até mesmo religiosa como o conceito do Nirvana no Budismo. Onde se esvazia a mente para limpá-la dos conceitos do mundo que a  afligem positiva ou negativamente. Sendo assim o conceito de zero ou nada veio bem mais abstratos que os números naturais que surgiram no homem primitivo que necessitava contar tanto as suas posses, como membros do grupo ou mesmo a passagem dos dias.

No entanto a construção filosófica, lógica e matemática não segue a que apareceu ao longo dos anos na Humanidade.Big Bang

Com o avanço do ceticismo que nega a própria existência das coisas que percebemos com nossos sentidos, pois segundo tal conceitos poderíamos estar inebriados ou imersos em algum sistema que pudesse nos enganar tal como a Matrix do filme da Cultura pop e toda a nossa percepção poderia nos enganar. Assim nos ateremos aos conceitos mais simples e universais que não possam depender de nossos sentidos, subjetividade ou mesmo idiossincrasias.

Sugiro como leitura complementar o Discurso do Método de René Descartes,  que poderá ser encontrado online em  tradução para nossa língua por Maria Ermantina Galvão, ou mesmo a versão original de   Le Discours de la Méthode.

Depois deste discurso de esvaziamento mental, podemos  começar com o zero o pelo menos o conjunto vazio.

Podemos supor então a existência do conjunto vazio e caracterizá-lo de diversas formas como o conjunto tal que

x∈Ø e x ∉ Ø

Em geral denotamos por duas chaves sem caracteres internos “{}” ou uma variante de φ como apresentada. Analisando  verbete de Aurélio  os conjuntos equivalentes ao conjunto vazio Ø é um número, resta-nos saber qual.

A equivalência aqui de conjuntos é quando há uma bijeção entre eles. Considerando as possibilidades podemos ver que o único conjunto equivalente ao vazio é o próprio Ø. Assim o conjuntos de conjuntos equivalentes é {Ø}. Isso mesmo um conjunto que tem unica e exclusivamente o conjunto vazio. E este número será o 0, ou seja,

0={Ø}

A unidade

Para a construção da unidade unidade deixo por enquanto para a reflexão do leitor.

Anúncios
Publicado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Test
$$\int f(x)dx $$
Categorias

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 99 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: